Surdo mas não parvo...

A legendagem para deficientes auditivos da RTP quer fazer destes parvos… ou melhor, a PARVOÍCE dos imbecis que se dizem profissionais da RTP, serviço público. Está tudo dito! (RTP 07/04/2005)

A legendagem para deficientes auditivos da RTP quer fazer destes parvos… ou melhor, a PARVOÍCE dos imbecis que se dizem profissionais da RTP, serviço público. Está tudo dito! (RTP 07/04/2005)
8 Comentários
Será que merecem a atenção dos surdos, depois de os fazer passar por burros?
As legendas estão sempre desfazadas do discurso ou foi só desta vez?
apenas mais um serviço público da RêTêPê!!! Para testar a memória, as legendas correspondem ao programa do dia seguinte... não percebo de que se queixam... estão a ajudar a desenvolver a nossa memória... devíamos estar agradecidos!!!
Tenho que prestar atenção ao teletexto que já vi que é um prato!
Sinceramente, este tipo de comentários relativos à legendagem teletexto da RTP (ou qualquer outro tipo legendagem) só pode vir, certamente, de pessoas que não sabem o que é a legendagem, neste caso, a legendagem teletexto! Porque se soubessem o que é adapatar e legendar programas para teletexto para públicos específicos e se soubessem por que razões a legendagem teletexto do programa em causa surgiu assim, não fariam este tipo de comentários.
E a pessoa que acedeu à legendagem teletexto neste dia, costuma ver o programa legendado em teletexto? Aliás, com que regularidade acede à legendagem teletexto da RTP? Provavelmente nunca, deve ter acedido ao teletexto e, por acaso, apareceu-lhe a página de legendagem para a RTP1, 887...só assim por acaso!
Gostaria mesmo muito de saber como é que a pessoa que diz que as legendas correspondem ao programa do dia seguinte...leu isso onde? Só quem faz a legendagem teletexto tem acesso às datas e aos ficheiros dos programas, e a senhora/senhor não faz, definitivamente, parte da equipa de legendagem!!!
Uma pessoa minimamente sensata, vê que as legendas estão sobrepostas com a imagem, porque não correspondem à imagem, ou a legenda entrava muito à frente ou muito antes da imagem correspondente...e isso deve-se a quê? A um problema na máquina ou, então, o "timecode" (se sabem o que isso é) era diferente!
É muito fácil falar, que tal se tentassem fazer alguma coisa de útil em vez de andarem a fazer qualquer tipo de críticas em relação a uma área da qual não têm qualquer tipo de conhecimento!
Não há um mundo perfeito e muito menos coisas perfeitas, e o que aqui estão a questionar é o profissionalismo e competência da equipa de legendagem teletexto, que se esforça ao máximo para que a qualidade da legendagem teletexto da RTP seja cada vez melhor!
Sinceramente, as pessoas que não têm consciência do que é a legendagem e trabalhar em legendagem deveriam tentar fazer críticas mais construtivas ou, então, mais vale a pena não dizerem absolutamente nada!!!
Compreendo que a serendipititpitiepitypity se manifeste e até pode ser que não os comentários não sejam merecidos. Mas que a RTP (e as outras) têm uns rodapés (por ex. nos noticiários) que metem dó, ai isso têm. É cada erro de palmatória (do género daqueles que se apanham aos montes neste site)... Deve haver um dos que colocam os rodapés que é o responsável pelos erros. Lembro-me que no mês de Agosto de 2004, os erros eram constantes e quase não havia um noticiário que não tivesse meia dúzia deles. Nos outros meses isso é mais raro. Conclusão: Há um suplente (qdo o(a) outro(a) mete férias que só faz asneira! Devia, por isso, ter a foto aqui no "Portugal no seu melhor". Ser tuga é: Escrever mal como o caraças a sua língua materna.
La por não perceber a dificuldade da colocação de legendas teletexto, não desculpa que quem as coloca também não o saiba fazer! Se alguém é pago para isso, que o faça correctamente, ou então fique em casa!!!!!!!!!!
Serendipity: O facto de ser um serviço dificil não desculpa ter sido mal feito! E sinceramente, depois de ler o seu comentário, já não posso ouvir/ler a palavra LEGENDAGEM! Ao usufruir de 1 serviço, espero k o mesmo seja bem executado! Uma legendagem deve ser feita por pessoas competentes, não pelo primo que veio desenrascar!