Sinais... para que vos quero!

Poderemos chamar-lhe um 2 em 1 em calinadas? O primeiro sinal não existe. O triângulo tem o vértice voltado para baixo (!) e indica que a estrada vai alargar (!!) em vez de estreitar. Nítida improvisação à portuguesa (não havia sinal mais parecido com a situação, vira-se este ao contrário). O segundo obriga-nos a virar para uma propriedade privada, cortando um traço contínuo duplo. A camioneta e o carro não obedeceram ao sinal. O desrespeito de um sinal de sentido obrigatório dá apreensão de carta (código da Estrada).
13 Comentários
O sinal de obrigação está certo, porra. Podia estar a apontar mais para o solo, mas também não vamos ser tão picuinhas. O outro sinal pode definir-se como 'dar prioridade a quem vem da esquerda porque a via vai alargar e os veículos que vem de frente tem de ter espaço para passar mas isto é só porque estamos em obras'.
...um traço continuo E um traço interrompido, é o que eu vejo na SUA foto.
Como é que vc não viu?
lone range: nesse caso o sinal era redondo e não triangular, no outro caso tinha obrigatoriamente de estar a apontar para o solo, não há outra solução!
bem...estes sinais...dão k falar...agora tb vos digo e peço uma coisa...há uma entrada num comboio k tem uma cena caricata...o sinal de pribido fumar e um cinzeiro ao lado (vi isto num comboio regional da CP no cacém em 07-03-2004)...descubram lá ele e fotografem se puderem!!!
qualquer um percebe que aquele triangulo indica um estreitamento à direita... e com razao pois as obras daquele predio estão a ocupar a via. pra ajudar ainda assinalaram a obrigaçao de entrar na faixa contrária, manobra que é PERMITIDA pelo traço contínuo/tracejado. um bem haja a quem fez a sinalizaçao da via.
Concordo com o comentário, mas “ Traço Continuo tracejado” não conheço!
O triângulo está totalmente errado, e nota-se o tipico "desemerda-te" por parte do nosso povo, qunto ao de obrigação, nem precisava de lá estar, como está manda-nos para onde não podemos, e apontando para o chão obrigava-nos a contornar uma placa ou obstáculo pela esquerda, e acho que ninguém o conseguiria pela esquerda. o que tinha que haver eram barras reflectoras com setas brancas e vermelhas ou uma coisa assim do género...
E será que se o PCP tivesse mais força isto acontecia?! :] naaaa...
O portugues é mm desenrrascado....
Nao há sinais??? na faz mal, vira-se este ao contrario k ninguem nota......!!! é orgulho nacional!!!
Situações destas, infelizmente, são às centenas.
Para mim, o mais grave em todas estas «estórias», é o facto de os construtores civis não terem autoridade para «plantarem» posturas de trânsito. Conheço quem respeitou um limite de velocidade - 20 km/h - colocado na estrada por um funcionário de uma construtora, e foi multado por «excesso de lentidão» e consequente engarrafamento da via. Em tribunal, foi o próprio juiz quem afirmou, que compete apenas às câmaras, (dentro das localidades) e ao IEP (fora das mesmas), a colocação de sinaléctica de trânsito.
Moral da história, quando virem este tipo de sinalização, mais vale fiarem-se no vosso bom senso e no código de estrada, do que nestas «pérolas».
"A camioneta e o carro não obedeceram ao sinal. O desrespeito de um sinal de sentido obrigatório dá apreensão de carta (código da Estrada)." tipo ambos os sinais foram postos apenas a nível de informação dado que DE CERTEZA não estão registados/autorizados pela "moina" para que constituam infracções ao "belo" do código...
Qnd os sinais ñ estão registados,nr d serie impresso na parte d trás do msm,ñ podemos ser multados por 1a infração aos msms...acontece mt na expo...
so p dizer k, na minha opiniao, o caso do sinal de obrigaçao é facil de explicar....se o rodarem um pouco para a esquerda, fica um sinal p contornar obstaculo, o k faz todo o sentido. como os sinais verticais prevalecem sobre as marcas horizontais, nao ha chatice com o continuo. o outro sinal de estreitamento de via,pois, ta de patas pro ar.
e compete a entidade responsavel pela obra assegurar a sinalizaçao das obras no local....logo, sera possivel admitir a obrigaçao de respeitar a sinaletica ali existente e em kualker obra...desde ka nao seja em bocados de cartao como na minha zona......
:)